O cantor espanhol de maior sucesso comercial de todos os tempos, Alejandro Sanz ganhou reputação como um hitmaker trabalhador em seu país natal durante a década de 1990 e, no final da década, ele expandiu sua base de fãs internacionalmente, ampliando seu estilo além de baladas românticas e colaborando com outras superestrelas latinas, mais memoravelmente Shakira. Um artista talentoso e carismático, Sanz provou ser imensamente popular mesmo com seu álbum de estreia, Viviendo de Prisa, de 1991, que foi um hit número um na Espanha. No entanto, foi somente vários álbuns depois, Más, de 1997, que ele conseguiu entrar no mercado internacional, graças a um single de sucesso, “Corazón Partío”, que transcendeu seu público feminino principal. Ele começou a se concentrar nas Américas no início dos anos 2000, começando em 2001 com o MTV Unplugged, que foi gravado em Miami e posteriormente lançado como um álbum destinado a mostrar os destaques de seu catálogo anterior, bem como um single recém-escrito, “Y Sólo Se Me Ocurre Amarte”. Sanz então se retirou para seu estúdio para gravar seu álbum mais amplamente atraente até então. Lançado em 2003, No Es Lo Mismo o encontrou rompendo com as expectativas do público e explorando seus próprios interesses musicais. Ele fez o mesmo em seu próximo álbum, El Tren de los Momentos de 2006, que foi destacado por “Te Lo Agradezco, Pero No”, um dueto apaixonado com Shakira, com quem ele havia colaborado no ano anterior em seu grande sucesso vencedor do Grammy “La Tortura”. Ele fez um pequeno desvio para o pop relativamente direto com o grande sucesso de 2015 Sirope, que lhe rendeu seu 15º Grammy Latino, este de Melhor Álbum Vocal Pop Contemporâneo. Mais Grammys Latinos se seguiram para #ElDisco de 2019, que também liderou as paradas na Espanha, assim como Sanz de 2021.
Nascido em Madri, em 18 de dezembro de 1968, Alejandro Sánchez Pizarro era o filho mais novo de María Pizarro e Jesús Sánchez, ambos andaluzes. Seu pai tocava violão profissionalmente e foi uma influência significativa para Alejandro, que aprendeu a tocar violão quando menino. Quando adolescente, Sanz se apresentou em locais locais e eventualmente conheceu Miguel Angel Arenas, um especialista da indústria musical talvez mais conhecido na época por sua associação com Mecano, um grupo pop/rock espanhol de sucesso dos anos 80. Arenas ajudou Sanz a encontrar trabalho na indústria fonográfica, e o jovem artista inicialmente assinou um contrato com a gravadora espanhola Hispavox, que lançou Los Chulos Son Pa’ Cuidarlos (1989), um álbum que foi recebido com indiferença em seu lançamento e agora é um curioso item de colecionador. Sanz foi anunciado como Alejandro Magno no álbum. Permanecendo alinhado com Arenas, Sanz posteriormente mudou-se para a WEA Latina, onde começou a gravar músicas sob sua fatura atual. Seus primeiros álbuns — Viviendo de Prisa de 1991, Si Tu Me Miras e Basico de 1993 e 3 de 1995 — foram carregados com singles de sucesso e, consequentemente, todos foram bem-sucedidos, cada um alcançando o status de platina muitas vezes na Espanha. Compostos principalmente por canções românticas, esses primeiros álbuns se conectaram bem com ouvintes sentimentais, especialmente mulheres, que tendiam a ficar tão surpresas com a música quanto com a aparência de Sanz. “La Fuerza del Corazón”, de 3, foi seu primeiro grande sucesso a ter alcance internacional, abrindo uma porta para pastos mais verdes.
O palco estava agora pronto para o sucesso revolucionário de Más, de 1997, que ostentava “Corazón Partío”, um sucesso tão grande que mudou o curso da carreira de Sanz. Impulsionado pelo apelo geral de “Corazón Partío”, bem como singles adicionais “Y, ¿Si Fuera Ella?”, “Amiga Mía”, “Aquello Que Me Diste” e “Siempre Es de Noche”, Más se tornou o disco pop espanhol de maior sucesso de todos os tempos, vendendo milhões em todo o mundo. El Alma al Aire, lançado em 2000, foi um sucesso comercial comparável, vendendo bem internacionalmente. No entanto, o álbum não foi tão sólido quanto seu antecessor e, consequentemente, gerou menos sucessos: “Cuando Nadie Me Ve”, “Quisiera Ser…” e “El Alma el Aire”, cada um dos quais foi um grande sucesso, no entanto. A essa altura, Sanz havia conquistado um número considerável de seguidores do outro lado do Atlântico, e sua próxima gravação, MTV Unplugged de 2001, foi um esforço claro para promover sua crescente popularidade nas Américas. A apresentação íntima do concerto apresentou um single recém-escrito, “Y Sólo Se Me Ocurre Amarte”, que se tornou um sucesso, assim como “Aprendiz”, uma música escrita por Sanz gravada anteriormente por Malú em 1998. O MTV Unplugged também exibiu a abundância de destaques da carreira que Sanz agora tinha a seu crédito, já que um sucesso após o outro foi tocado durante o concerto.
Quando Sanz retornou ao estúdio para começar a gravar seu próximo álbum, No Es Lo Mismo, ele decidiu ampliar seu estilo musical para refletir seus próprios interesses. Lançado em 2003, o álbum foi mais contundente e mais street-savvy do que os anteriores, incluindo até mesmo um pouco de rap e toques de eletrônica. As canções românticas ainda estavam na frente e no centro, é verdade, mas Sanz escreveu um álbum longe de ser genérico, ilustrando sua crescente relutância em atender às expectativas de seu público; pela primeira vez, ele mesmo coproduziu o álbum. Embora mais ousado do que antes, No Es Lo Mismo foi mais um sucesso internacional, alcançando a posição 128 na parada de álbuns Billboard 200 — uma classificação notavelmente alta para um álbum pop latino por volta de 2003 — e gerando vários sucessos, nenhum maior do que a faixa-título. “No Es Lo Mismo” chegou ao Top Five na parada Hot Latin Tracks (a primeira vez que Sanz fez isso desde 1998) e foi licenciado pela Coca-Cola para uma campanha promocional na América Latina. Além disso, o álbum ganhou um Grammy Latino em 2003 como Melhor Álbum Pop Latino, e a Warner Music Latina lançou uma edição especial de áudio/vídeo do álbum no ano seguinte em comemoração à turnê latino-americana de Sanz. Em 2004, a Warner também lançou um par de compilações de grandes sucessos, Grandes Éxitos 91_96 e Grandes Éxitos 97_04, bem como um pacote de três discos, Grandes Éxitos 91_04, que incluía um disco de raridades.
Sanz não retornou com seu sucessor, El Tren de los Momentos, até o final de 2006, mas, nesse meio tempo, ele foi destaque no maior sucesso latino de 2005, “La Tortura” de Shakira. Ele coescreveu a música vencedora do Grammy e coestrelou em seu par de vídeos amplamente exibidos, que apresentavam as duas estrelas pop latinas em algumas posições bastante sensuais. “La Tortura” expôs Sanz a um público ainda maior, e quando ele finalmente lançou o single principal de El Tren de los Momentos, “A la Primera Persona”, a recepção foi arrebatadora. A música estava entre seus maiores sucessos até então, seu primeiro a entrar na parada Hot 100 com tudo incluído, e El Tren de los Momentos também foi bem recebido. Estilisticamente semelhante a No Es Lo Mismo, mas significativamente mais refinado, El Tren de los Momentos é notável por seus vários recursos de superstar, que incluem colaborações com Shakira, Juanes, Alex González de Maná e Residente da Calle 13.
Sanz retornou três anos depois com Paraiso Express, de 2009. Considerado um retorno à forma pelos críticos, o álbum viu Sanz confiar no som mais melódico de seu trabalho anterior. O single “Looking for Paradise” (com Alicia Keys) alcançou o primeiro lugar na parada Billboard Hot Latin Songs. O álbum atingiu o primeiro lugar na Espanha e no México, e no ano seguinte foi indicado ao Álbum do Ano no Latin Grammy Awards. Após cerca de 20 anos com a Warner, Sanz assinou um novo contrato com a Universal Music no início de 2011.
Em 2012, Sanz lançou seu nono álbum de estúdio, La Música No Se Toca. Impulsionado pelos singles “No Me Compares” e “Se Vende”, o álbum se tornou um dos maiores sucessos de sua carreira, passando quase um mês no topo das paradas espanholas e mexicanas. O ano seguinte foi relativamente tranquilo para Sanz, embora ele tenha chegado ao Top Ten na Espanha com um single não-álbum, “This Game Is Over”, com Emeli Sandé e Jamie Foxx.
Sanz retornou em março de 2015 com o single de pré-lançamento “Un Zombie a la Intemperie”. A música liderou várias paradas de músicas na Espanha e em 27 países latino-americanos. O álbum subsequente, Sirope, lançado no início de maio, estreou em primeiro lugar em muitas paradas de álbuns latinos. Um álbum de concerto subsequente, Sirope Vivo, foi lançado perto do final do ano e também atingiu o primeiro lugar em várias paradas de álbuns latinos. Outro álbum de concerto, +Es+ el Concierto, chegou em dezembro de 2017 e apresentou a apresentação de Sanz no início do ano no Estádio Vicente Calderon, na Espanha.
Em dezembro de 2018, Sanz lançou o single emocional “No Tengo Nada” antes do lançamento de #ElDisco de 2019, que novamente alcançou o primeiro lugar na Espanha e dois nas paradas latinas no México e nos Estados Unidos. O álbum também lhe rendeu três Grammys Latinos, incluindo dois pelo single líder das paradas “My Personal Favorita” (Gravação do Ano e Melhor Canção Pop). Ele o seguiu no final do ano com o ao vivo #ElGira de #ElDisco, um documento de um show esgotado em Madri que liderou as paradas de álbuns espanhóis antes de uma turnê mundial. Em outubro de 2021, ele recebeu sua própria estrela na Calçada da Fama de Hollywood antes de retornar em dezembro com o álbum completo Sanz, que novamente liderou as paradas na Espanha. Mais faixas independentes se seguiram, incluindo “Nasa” de 2022 com Camilo e “Correcaminos” de 2023 com Danny Ocean.