biografia

Invocando a mesma inspiração obstinada que impulsionou grandes nomes como Notorious B.I.G., Kanye West e Eminem, o rapper de Detroit Big Sean é uma figura icônica com vários álbuns de platina. Contratado pela subsidiária da Def Jam, GOOD Music, Sean emplacou sucessos desde seu primeiro álbum de estúdio, de 2011, apropriadamente intitulado Finally Famous. Seu sucesso comercial só aumentaria a partir daí, acumulando singles número um e discos no topo das paradas desde sua estreia até seu quinto álbum, Detroit 2, de 2020. Este álbum completo foi seguido por um EP com Hit-Boy (What You Expect, de 2021) e aparições em singles de 2022 por Queen Naija e Ellie Goulding. “Precision”, uma prévia do sexto álbum do rapper Better Me Than You, apareceu em 2024.

Nascido Sean Anderson na Califórnia, mas criado em Detroit, o rapper Big Sean assinou com a gravadora GOOD Music de Kanye West, então recentemente formada, em 2007. Sean conheceu West por meio de uma estação de rádio de hip-hop em Detroit; ele estava apenas tentando impressionar o astro exibindo suas habilidades de freestyle, mas após a apresentação de Sean no estúdio, West lhe ofereceu um contrato de gravação e ajudou a montar sua mixtape de estreia, Finally Famous, Vol. 1, lançada em 2007. Um segundo volume chegou em 2009, com um terceiro em 2010.

Em 2011, Sean lançou sua estreia oficial, Finally Famous, apresentando o single “My Last” com o convidado especial Chris Brown. O álbum estreou em terceiro lugar na Billboard 200 e, mais tarde naquele ano, o single “Dance (A$$)” com Nicki Minaj se tornou seu primeiro hit no Top Ten pop. Hall of Fame veio em 2013, também na GOOD Music, com Lil Wayne, Minaj, Nas e Miguel na lista de convidados; ele também alcançou o terceiro lugar na parada pop. Dark Sky Paradise, lançado no início de 2015, apresentou uma lista de convidados igualmente impressionante, incluindo repetições de Kanye West, John Legend e Lil Wayne, além de Drake, Ariana Grande e E-40. O álbum também apresentou o hit pop número 11 “I Don’t Fuck with You” (também conhecido como “I Don’t Mess with You”), estreou em primeiro lugar e ganhou disco de platina.

Depois que Big Sean foi destaque em um punhado de faixas, incluindo o platinado “Back Up” do colega de Detroit DeJ Loaf, o destaque de Cruel Winter “Champions” e “Holy Key” do DJ Khaled, ele lançou o single “Bounce Back”, que alcançou o Top Ten do rap da Billboard em 2016. No mesmo ano, um álbum conjunto com a cantora Jhené Aiko intitulado TWENTY88 foi lançado e estreou no topo da parada de álbuns de R&B/Hip-Hop da Billboard. O quarto álbum completo de Sean, I Decided, foi lançado no início de 2017 e se tornou seu segundo número um na Billboard 200. Nos meses seguintes, ele também apareceu em singles notáveis ​​como a faixa “Pull Up N Wreck” de 21 Savage/Metro Boomin, “Feels” de Calvin Harris com Pharrell Williams e Katy Perry, e “Miracles (Someone Special)” com Coldplay. Para completar seu ano, ele uniu forças com Metro Boomin para o álbum colaborativo Double or Nothing.

Seriam dois anos antes que Big Sean retornasse com novas músicas, lançando singles no verão de 2019 enquanto trabalhava em um novo álbum completo, provisoriamente intitulado Detroit 2 e inicialmente programado para uma data de lançamento em abril de 2020. Em agosto daquele ano, o primeiro single do álbum, “Deep Reverence”, foi lançado. A música contou com uma participação especial do falecido Nipsey Hussle e foi seguida dias depois pelo segundo single “Harder Than My Demons”. Detroit 2 chegou em setembro e foi direto para o número um. No ano seguinte, Big Sean se juntou ao colaborador de longa data Hit-Boy para o single “What a Life”. Em outubro daquele ano, a dupla lançou What You Expect, um EP contendo cinco cortes adicionais, como “Loyal to a Fault”, com Bryson Tiller e Lil Durk. “Hate Our Love” (com Queen Naija) e “Easy Lover” (com Ellie Goulding) apareceram em 2022. Big Sean retornou com o single “Precision” de 2024, a primeira música apresentada de seu sexto álbum Better Me Than You. Inicialmente, estava programado para ser lançado em meados de agosto de 2024, mas foi adiado várias vezes, pois Sean lidou com problemas logísticos em torno de seu lançamento promocional.

Top músicas

Ver todas as letras

Top álbuns

Ops! Nenhum item encontrado. Ver todos os álbuns