Rosalía Vila Tobella nascida no dia 25 de setembro de 1992 em Sant Esteve Sesrovires e conhecida mononimamente como Rosalía, é uma cantora, compositora e produtora musical espanhola. Conhecida por suas interpretações modernas da música flamenca, Rosalía cruzou fronteiras linguísticas depois de receber elogios de influenciadores internacionais e colaborar com artistas como Travis Scott, J Balvin, Pharrell Williams, Anitta, James Blake e Ozuna.
Rosalía trabalhou formando dupla com Juan “Chicuelo” Gómez no Festival Internacional de Cinema do Panamá 2013 e no Festival Grec de Barcelona para o trabalho de dança contemporânea De Carmen. Em 2013, ela participou da Conferência da Associação de Profissionais de Artes Cênicas (APAP), em Nova York, e foi a voz principal na culminação do Año Espriu 2014, no Palácio da Música Catalã. Em 2015, ela colaborou com La Fura dels Baus em um show de estreia em Singapura. Ela foi o ato de abertura de Miguel Poveda, acompanhada por Alfredo Lagos, no Festival Internacional de Música de Cadaqués, e também no Festival de Jerez de 2016. Ela trabalhou com Rocío Márquez na apresentação de seu álbum El niño, produzido por Raül Refree, no Primavera Sound 2015.
Em 2016 Rosalía lançou o álbum “Los Ángeles”, um projeto conjunto com o produtor e músico Raül Refree, que apresenta retrabalhos de clássicos do flamenco, recebendo elogios em geral.
Em 2017, depois de lançar três singles, Rosalía lançou seu novo projeto, “El mal querer”, escrito por ela e coproduzido com El Guincho, que também participaria da composição de algumas músicas. O disco é apresentado como experimental e conceptual, rotativo em torno de um relacionamento tóxico, inspirado no romance occitânico do século XIV Flamenca, de autoria anônima. Em 30 de maio de 2018, ela lançou o primeiro single deste segundo álbum, intitulado “Malamente”. O segundo single, “Pienso en tu mirá”, foi lançado em 24 de julho de 2018. Ambos os vídeos adquiriram certo nível de viralidade na mídia social, elogiando a estética e o simbolismo poético em ambos.