Gusttavo Lima, nome artístico de Nivaldo Batista Lima (Presidente Olegário, 3 de setembro de 1989), é um cantor, compositor, produtor musical e empresário brasileiro, um dos nomes de maior repercussão e influência na música brasileira.
Começou sua carreira aos sete anos de idade, tocando no Trio Remelexo, formado por seus irmãos mais velhos, Willian & Marcelo e depois passou por uma dupla sertaneja chamada Gustavo & Alessandro. Autodidata, Gusttavo é multi-instrumentista, toca: violão, viola, guitarra, piano, bateria, baixo e sanfona. Em 2009, lançou seu primeiro disco pela Audiomix, e nessa mesma época começou a fazer sucesso com a canção “Rosas, Versos e Vinhos”, que alcançou a primeira posição em uma rádio regional e mais tarde entrou nas paradas do Brasil Hot 100 Airplay. Em 2010, o cantor lançou seu primeiro álbum ao vivo, intitulado Inventor dos Amores, que obteve três singles de sucesso: “Inventor dos Amores”, “Cor de Ouro” e “Refém. A canção “Inventor dos Amores” ultrapassou a marca de 70 milhões de visualizações no Youtube, e alcançou a 17ª posição nas paradas do Brasil.
Tornou-se nacionalmente conhecido com a popularidade da canção “Balada”, que o próprio definiria de forma negativa, tendo inclusive se recusado a gravá-la inicialmente, mas que eventualmente se tornou um hit, alcançando a terceira posição da Billboard Brasil.[5][6] A canção também fez sucesso em diversos países como Holanda, Bélgica, Espanha, Estados Unidos, França, Suécia, entre outros. O álbum Gusttavo Lima e Você teve uma boa repercussão no Brasil, alcançando a sétima posição do CD – TOP 20 Semanal ABPD, e vendeu mais de 50 mil cópias, rendendo um disco de platina, Em Portugal, o álbum chegou a alcançar a posição 19 da Associação Fonográfica Portuguesa. Ainda em 2011, ele foi a terceira pessoa mais acessada da Google Brasil ao lado de cantores como Luan Santana, Michel Teló e Paula Fernandes. O cantor chegou a receber em Amsterdã, na Holanda, um prêmio pela música “Balada”. O prêmio foi entregue por Gerard Zwart, diretor da Top 40 Awards.
Em 2012, o cantor realizou sua primeira turnê internacional nos Estados Unidos e mais tarde realizou outra pela Europa, e logo depois lançou o álbum Ao Vivo em São Paulo. O álbum, que teve a produção de Ivan Miyazato, vendeu mais de 200.000 cópias e rendeu um disco de platina duplo. O primeiro single do álbum foi “Gatinha Assanhada”, que teve uma boa repercussão e foi uma das mais tocadas em 2012. A canção também foi incluída na trilha sonora da novela Salve Jorge, da Rede Globo. Em 2013, o cantor recebeu o prêmio de “Melhor Cantor” no Troféu Internet. Em 2014, o cantor lançou o álbum Do Outro Lado da Moeda, que alcançou a 1ª posição no CD – TOP 20 Semanal ABPD e vendeu mais de 50 mil cópias, sendo certificado como disco de ouro. O álbum varia entre canções românticas e animadas. Dentre elas, os maiores sucessos foram: “Diz Pra Mim”, “Fui Fiel”, “Tô Solto na Night” e “10 Anos”.
Em 2015, realizou seu sonho e lançou o Buteco do Gusttavo Lima, onde ele recebeu convidados e interpretou grandes sucessos da música sertaneja, além de algumas canções do próprio repertório. No mesmo ano, recebeu o prêmio Troféu Imprensa na categoria de “Melhor Cantor”. Em 2016, o cantor lançou o álbum 50/50, que mostrou seu lado romântico e seu lado baladeiro nas canções. As canções que mais se destacaram no álbum foram “Que Pena Que Acabou”, “Homem de Família” e “Abre o Portão Que Eu Cheguei”, que alcançaram o topo do Brasil Hot 100 Airplay.
Em 2017, lançou o Buteco do Gusttavo Lima Vol. 2, que seguiu com o mesmo romantismo do sertanejo explorado na primeira edição, entre regravações e canções inéditas. O primeiro single do álbum “Apelido Carinhoso”, que alcançou a 1ª posição do Brasil Hot 100 Airplay, sendo a sua quinta canção a realizar esse feito. Em 2018, lançou o álbum O Embaixador, gravado na Festa de Peão de Barretos. O álbum contém músicas inéditas e regravações, tendo como destaque o primeiro single “Zé da Recaída”, que garantiu o topo das paradas do Brasil Hot 100 Airplay. Recebeu o apelido de “Embaixador” pelo público, após ter recebido o primeiro título de embaixador da Festa do Peão de Barretos no ano de 2017, dando origem ao bordão “Respeita o Embaixador”.
Em dezembro de 2021, a van que carregava parte de sua equipe se envolveu em um acidente voltando de um show, o cantor não estava no veículo e não houve vítimas fatais.