Jordin Sparks

biografia

Uma talentosa vocalista de pop e R&B, Jordin Sparks alcançou a fama como a vencedora da sexta temporada do American Idol. Com apenas 17 anos quando ganhou o título de reality show em 2007, Sparks rapidamente construiu esse sucesso, entrando no Top Ten da Billboard 200 com sua estreia homônima e emplacando os hits do Hot 100 “Tattoo” e o indicado ao Grammy “No Air”. Impulsionada pela faixa-título do Top Ten Hot 100, ela alcançou a sétima posição na Billboard 200 com Battlefield de 2009. Junto com a música, Sparks apareceu na TV e em produções da Broadway de The Heights e Waitress. Ela também competiu no Dancing with the Stars. Entre seus elogios estão um NAACP Image Award, um BET Award, um American Music Award e um People’s Choice Award. Em 2015, ela lançou Right Here Right Now, alcançando a 11ª posição na parada de álbuns de R&B/Hip Hop da Billboard. Um EP, Sounds Like Me, chegou em 2020, seguido por seu álbum de férias, Cider & Hennessy. Em 2023, ela lançou seu quinto álbum com o single “Call My Name”.

Nascida em 1989, Sparks cresceu em Phoenix, Arizona, filha de Phillippi Sparks, ex-cornerback esquerdo do Dallas Cowboys e ex-defensive back do New York Giants. Ela mostrou talento para cantar quando ainda era uma criança e foi atraída por apresentações de todos os tipos desde cedo. No início da adolescência, Sparks cantava, atuava em peças, modelava e já ganhava elogios por seus talentos. Além de se apresentar com e , ela foi a Estrela em Ascensão da Coca-Cola em 2002 e fez sua estreia na gravação com o EP For Now de 2003 com o artista e engenheiro do CCM Gary Leach. No ano seguinte, ela ganhou dois prêmios na Gospel Music Association Academy de 2004, ficou em segundo lugar geral na competição Music in the Rockies daquele ano e apareceu no America’s Most Talented Kids duas vezes. Em 2006, ela ganhou uma busca por modelos plus size realizada pela linha de roupas Torrid e apareceu em um anúncio da Torrid na edição de dezembro da revista Seventeen.

Naquele ano, Sparks também fez um teste para o American Idol, se apresentando nas seletivas de Los Angeles; embora ela não tenha passado no corte, ela mais tarde ganhou o concurso afiliado ao American Idol, Arizona Idol, o que lhe permitiu fazer um teste novamente para o show em Seattle. Ela chegou a Hollywood com a força de sua interpretação de “Because You Loved Me” de e encontrou um lugar entre os 12 finalistas do American Idol no início de 2007. Suas apresentações de músicas como “I (Who Have Nothing)” e “Hey Baby” mostraram seu charme e versatilidade, e logo a tornaram uma favorita dos fãs. Assim como os colegas do American Idol, , e , Sparks nunca ficou entre os dois ou três últimos colocados durante toda a competição. No final das contas, Sparks derrotou e para se tornar o sexto American Idol em 23 de maio de 2007. Seu single de estreia, “This Is My Now”, foi lançado logo após o final de maio do programa, e Sparks passou o verão aparecendo na turnê do American Idol.

Ela também começou a trabalhar em material para seu álbum de estreia, reunindo-se novamente com Leach em músicas que foram pré-visualizadas em seu site. O single “Tattoo” precedeu o homônimo Jordin Sparks, que chegou a tempo para a temporada de férias de 2007. Ele também gerou o hit de 2008 “No Air”, que apareceu e atingiu o pico na terceira posição na parada Billboard Hot 100. Sparks retornou no verão de 2009 com seu segundo álbum completo, Battlefield. O álbum alcançou a sétima posição na Billboard 200, anunciado por seu single homônimo e abriu caminho para sua primeira turnê como atração principal nos EUA.

Sparks passou os cinco anos seguintes se concentrando em trabalhos na televisão, trilhas sonoras para filmes e participando de coletâneas, mas em 2015 ela encerrou o hiato em sua carreira solo com um novo LP de estúdio, Right Here Right Now, que foi lançado por meio de seu novo contrato de gravadora conjunta com /. Liderado pelo single “Double Tap”, o álbum alcançou a Billboard 200 e alcançou a 11ª posição na parada de álbuns de R&B/Hip Hop da Billboard.

Nos anos seguintes, Sparks se manteve ocupada com projetos fora da música, incluindo satisfazer seu amor por panificação com a websérie de 2018, Heart of Batter com Jordin Sparks. Foi também durante esse período que ela se separou do Louder Than Life/RAL, eventualmente retornando à música com 1990 Forever, um EP conjunto com o cantor . No mesmo ano, ela se juntou ao elenco da Broadway de Waitress, substituindo Jenna Hunterson por um breve período. Um EP, Sounds Like Me, apareceu em agosto de 2020 e apresentou os singles “Unknown” e “Red Sangria”. Em novembro daquele ano, ela retornou com Cider & Hennessy, seu primeiro álbum com tema natalino. No ano seguinte, ela competiu em The Masked Singer e Dancing with the Stars. Em outubro de 2023, ela lançou “Call My Name” como o primeiro single de seu quinto álbum completo.

Logo Ikarus
Resumo das Políticas

Este site usa cookies para que possamos oferecer a melhor experiência de usuário possível. As informações dos cookies são armazenadas em seu navegador e executam funções como reconhecê-lo quando você retorna ao nosso site e ajudar nossa equipe a entender quais seções do site você considera mais interessantes e úteis.