Inicialmente emergindo como um rapper lírico antes de diversificar seu catálogo para incluir reinos pop e adicionar pop punk ao seu repertório, uma transição que levou a Billboard a apelidá-lo de “Príncipe Herdeiro do Pop Punk”, Machine Gun Kelly (nascido Colson Baker em 22 de abril de 1990) é um rapper, cantor, compositor e ator americano de Cleveland, Ohio.
Viajando pelo mundo por causa dos empregos de seus pais antes de se estabelecer em Cleveland, Machine Gun Kelly, comumente conhecido como MGK, ganhou seu nome artístico por sua entrega rápida como um raio enquanto ainda estava no ensino médio. Sua descoberta veio no início da década de 2010 com seu hit de rap de festa “Wild Boy”, misturando seu fluxo rápido como um raio com letras hedonistas e prontas para a festa em uma batida pesada de baixo. Ele lançaria mais dois álbuns de rap antes de fazer sua transição para o pop.
Seu terceiro álbum, bloom, marcou uma virada estilística e comercial para o rapper de Ohio. Liderado por seu single de sucesso “Bad Things”, um dueto pop-rap com a então cantora em ascensão Camila Cabello, o álbum viu seu estilo mudar para o pop e suas vendas aumentarem de acordo. Com “Bad Things” se tornando um hit top cinco na Hot 100 e alcançando o primeiro lugar nas paradas pop, assim como o outro hit do álbum, “At My Best”, quase quebrando o top 20 das paradas pop, o álbum se tornou o mais bem-sucedido da carreira de Machine Gun Kelly.
Após uma rivalidade altamente divulgada com Eminem e um álbum de rap-rock aclamado pela crítica em 2018 e 2019, respectivamente, Machine Gun Kelly começou a se tornar um nome conhecido em 2020 com o lançamento de Tickets To My Downfall, revivendo o pop punk com um toque exclusivamente inspirado no hip-hop. A abordagem provou ser bem-sucedida, com o single do álbum “my ex’s best friend” permanecendo na parada Hot 100 por um ano inteiro. Na frente de um renascimento da música pop-punk e rock no mainstream, ele seguiu com o sucesso de bilheteria do mainstream de 2022, pelo qual recebeu uma indicação ao Grammy, a primeira em sua carreira.
Até o momento, Machine Gun Kelly certificou vendas de 25 milhões de singles e 2,5 milhões de álbuns.