Marcus Vinícius Albano, conhecido pelo nome artístico Yunk Vino, é um cantor, compositor, rapper e ex-produtor musical nascido na zona oeste de São Paulo, na cidade de Carapicuíba. Inicialmentevava o vulgo de Vinicius Yunk, porém não deu tão certo, então mais tarde mudou seu nome artístico para Yunk Vino. Ele iniciou sua carreira como produtor musical, produzindo pelo FL Studio, porém como suas batidas não eram boas o suficiente, ele parou de produzir.
Ganhou espaço na cena em 2019 e adquiriu bastante notoriedade no trap nacional. Estrear nos palcos abrindo um show do Racionais MC’s não é pra qualquer artista. Essa foi a “responsa” que o trapper Yunk Vino encarou em sua primeira apresentação, em 2019, durante a passagem da turnê “Racionais 3 Décadas” por Curitiba. Com alguns singles soltos, uma mixtape e o EP OFF (2019) no repertório até então, o jovem paulista não só deu conta do desafio como se tornou um dos expoentes do trap do país – algo que foi potencializado quando ele passou a integrar o elenco da Labbel Records.
“Eu não cresci sonhando em ser cantor ou artista”, conta Yunk, crescido em Carapicuíba, na Grande São Paulo. Depois de cruzar sua história com a do maior grupo de rap do país, que ao lado de RZO e Facção Central foram as primeiras referências do rap para ele, Yunk Vino se manteve ocupado e, hoje, conta com mais de trinta lançamentos na bagagem – boa parte compostos, mixados e masterizados por ele. Além da versatilidade para atuar nas diferentes etapas necessárias para colocar uma música no mundo, o olhar de Yunk Vino para o audiovisual também é um dos seus fortes. Com inspirações como Migos, Future, Lil Uzi Vert e Travis Scott, o trapper cria estéticas em sintonia com o gênero musical conforme experimenta possibilidades.