Televisão

Opinião política de Chico Pinheiro pode ter sido um dos motivos de sua saída da Globo

Opinião política de Chico Pinheiro pode ter sido um dos motivos de sua saída da Globo

Sempre irreverente com o público, o jornalista Chico Pinheiro, que comandava o ‘Bom Dia Brasil’ nas manhãs da Globo, saiu da emissora após 32 anos de trabalho. Cheio de comentários ácidos, o comunicador pode ter sido desligado da emissora devido os seus comentários relacionados a política nacional.

O jornalista nunca fez questão alguma de demonstrar que tem mais afinidade com a esquerda política e, no passado, já foi repreendido pelos diretores da emissora por conta de suas opiniões.

Em uma das ocasiões, Chico teve um áudio vazado em que afirmava que a prisão do ex-presidente Lula, em 2018, foi provocada por um fetiche da direita, que estaria “louca” e que “os coxinhas estariam perdidos”. Na época, como punição, ele perdeu espaço no canal e deixou o rodízio de apresentadores do Jornal Nacional.

Mais recentemente, em fevereiro deste ano, o âncora teceu comentários sobre a boa recepção do mercado financeiro ao possível retorno de Luiz Inácio Lula da Silva para a Presidência da República, o âncora do matinal fugiu do roteiro do noticioso e disse que “é bom mesmo o mercado acreditar na democracia”.

Na época, o comentário não pegou bem na direção do jornal e Chico Pinheiro levou advertências do setor de jornalismo da emissora. Mas, em um ano de eleição, onde os ânimos estão aflorados de todos os lados, a manifestação clara do jornalista sobre a política nacional pode ter sido levado em conta para que ele deixasse um emprego que exercia com maestria há mais de 30 anos.

Oficialmente, a Globo afirma que a decisão de rompimento do vínculo foi de “comum acordo” e agradeceu em nota extensa os serviços prestados por Chico em seus telejornais.