Música

“HER MIND PT. 1”: Urias canta sobre igualdade existencial em seu novo EP

“HER MIND PT. 1”: Urias canta sobre igualdade existencial em seu novo EP
Foto: Pedro Barros

Nesta terça-feira (24), Urias lançou o EP “HER MIND PT. 1”, projeto com conceito estético e reflexivo pensado totalmente por ela. A novidade chega acompanhada de visualizers para cada uma das faixas, todos disponíveis no canal da cantora no YouTube, a partir de 12h, desta quarta-feira (25).

Este EP conta com uma sonoridade eletrônica e latina, além de sons incorporados – onde Urias possui uma vasta experiência. Com 04 faixas, “HER MIND” traz a artista cantando em idiomas como o inglês, espanhol e português. Ele abre as estratégias da cantora para atingir o mercado internacional, que culminam com seus 05 shows de abertura na turnê européia de Pabllo Vittar, que começam no próximo dia 26, em Dublin, na Irlanda.

Com letras que falam sobre autorreflexão, igualdade existencial, dúvidas e a sua visão interna para o mundo, é possível ouvir monólogos da própria artista ao fazer diversos questionamentos para si, como também para a sociedade.

“É a primeira parte de uma mixtape focada em sons internacionais. Cada parte vai ter uma sonoridade, inspirado em música eletrônica e latina. A ideia surgiu de uma dúvida de como eu era por dentro”, afirma Urias.

A sonoridade é voltada para o instrumental, IDM, eletrônica, Avant-pop e trip hop, onde Urias traz neste trabalho referências musicais inspiradas na cantora e compositora FKA Twings, a banda de hip hop experimental “Death Grips”, e na cantora e DJ escocesa, SOPHIE. Grande parte desses artistas fazem parte do que ela consome sonoramente e esteticamente.

A cantora Urias - Foto: Pedro Barros
A cantora Urias – Foto: Pedro Barros

“HER MIND” é uma confissão da Urias para o mundo sob a perspectiva que construiu ao longo de todos esses anos – e que ainda segue construindo.

A produção do disco foi feita pelo time da Brabo Music (Rodrigo Gorky, Maffalda e Zebu), com todos eles atuando na composição das faixas ao lado de Number Teddie e da própria Urias. Vale ressaltar que todos eles também trabalharam no primeiro álbum da cantora.

“É sempre muito gratificante trabalhar com a Urias, pois é uma artista que está em constante evolução, sempre querendo trazer novas cores para as suas músicas. Nessa nova fase, ela veio com ideias de inserir referências bem brasileiras e misturar com o que tem acontecido de mais moderno lá fora”, comenta a equipe Brabo Music.

Chris Gehringer foi o responsável pela masterização e possui, em seu currículo, trabalhos de peso como o “Born This Way” da Lady Gaga, “Loud” da Rihanna e a versão comemorativa dos quinze anos do “Love.Angel.Music.Baby”, da Gwen Stefani. Ele também foi responsável pela mixagem de algumas faixas do álbum “Cuz I Love You” da Lizzo e do “Future Nostalgia”, da cantora Dua Lipa.

“Espero que este trabalho alcance o maior número de pessoas possíveis e os mais diversos públicos. Quero que minha arte faça a diferença na vida das pessoas e sirva de inspiração para elas”, disse Urias.

“HER MIND” será dividido em 3 partes, que quando juntas, formarão o novo álbum de Urias.

Sobre Urias

Nascida e criada em Uberlândia (MG), aos 26 anos de idade Urias fala sobre representatividade com lugar de fala garantido. Os olhares enviesados que recebia na época do colégio, a perseguição dos “valentões” na saída das aulas e o estigma de “criança diferentona”, aos poucos foram constituindo uma postura de enfrentamento que tempos depois teriam reflexos em sua expressão artística.

O corpo esguio e lábios carnudos levaram Urias às passarelas dos eventos de moda. Como modelo participou do SPFW e Casa de Criadores, estampou a capa digital da Glamour Brasil em 2020, da Bazaar em 2021 e do manifesto “Moda com Propósito”.

Sua incursão pela cena fashion a fez ser escolhida como uma das embaixadoras latino-americanas da marca Adidas Brasil, além de atestar que a suposta “esquisitice” dos tempos escolares hoje se transformou em matéria inspiracional. E, se “Narciso acha feio o que não é espelho”, Urias desestabiliza o conceito e responde: “vão ter que engolir por bem ou por mal” (letra de “Diaba”) ou “bonita assim, sem pressa” (letra de “Racha”). Aliás, é na música que sua veia rítmica começa a pulsar fortemente.

Acostumada a cantar em situações informais e nas reuniões entre amigos, Urias foi intimada pelo preparador vocal Diego Timbó a mostrar sua potencialidade vocal. Impressionado com a afinação e clareza sonora de Urias, Timbó sentenciou: “menina, você precisa gravar”. E assim foi. 

Despretensiosamente, a mineira fez alguns covers. O primeiro foi “Meu Mundo é o Barro” do grupo O Rappa, deu certo. A forma como Urias cantava foi gerando interesse até chegar aos ouvidos curiosos dos produtores Rodrigo Gorky, Yan Hayashi e Leocádio Rezende que logo começaram a produzi-la. Era o início de uma jornada de autoconhecimento artístico.

“Foi um processo de ganhar confiança no meu potencial musical. Sabe aquele sonho que temos quando criança, mas que ao mesmo tempo vem com a consciência de que talvez possa não acontecer?”, reflete Urias.

A carreira de Urias ganhou forma e profissionalização. A ela se juntou o time de gerenciamento empresarial da Mataderos, responsável por desenhar um planejamento que já rendeu mais de 13 milhões de visualizações no YouTube e milhões de plays no Spotify com “Diaba” (2019). 

Em maio de 2021, Urias lançou a primeira parte de seu álbum de estreia da carreira. “Fúria – Part I” revelou cinco faixas inéditas e contou com três videoclipes das músicas “Racha”, “Foi Mal” e “Peligrosa”.

As novas músicas e que dão forma ao “FÚRIA” completo como álbum de estreia, foram lançadas no dia 13 de janeiro e contaram com mais produções de tirar o fôlego, no melhor estilo Urias de ser. “Sou uma artista intensa. Quero levar o meu som e a minha mensagem o mais longe possível, atingir aqueles dispostos a me ouvir. Quando escrevo as músicas não penso em um público determinado, mas direciono para as diversas possibilidades que elas abrem, porque há muitas formas de se relacionar com as músicas: pelas letras, batidas, videoclipes, etc. Quero despertar e provocar algo com a minha arte”, acrescenta.

Além de seus trabalhos solos, a cantora promete ainda feats que irão chamar a atenção do público. Recentemente, a artista fez feat. com Nick Cruz em “Cato Cato”, alcançando mais de 350 mil views no YouTube, em “Shonda D+”, parceria com Tássia Reis, Preta Ary e EVEHIVE, conquistando 120 mil views e que faz parte do Próspera D+, relançamento feito pela Tássia.

Urias foi convidada também por Alice Caymmi para integrar a faixa “Ninfomaníaca”, ao lado de Number Teddie, presente no disco mais recente da artista e intitulado de “Imaculada”. Após alguns trabalhos em parceria com outros artistas, Urias se prepara para o lançamento da segunda parte do Fúria.