Mahalia é de Syston, Charnwood, em Leicestershire. Seus pais são músicos. Seu pai é britânico-irlandês e sua mãe é jamaicana. Mahalia descreveu a cidade em que cresceu como uma área predominantemente branca com “muito racismo”. Ela tem um irmão.
Ela frequentou a The Roundhill Academy até assinar um contrato de gravação aos 13 anos, quando se transferiu para uma escola de artes cênicas, a Birmingham Ormiston Academy, onde teve aulas de atuação.
Quando criança, ela costumava passar as férias de verão em casa escrevendo músicas — ela escreveu sua primeira música aos oito anos e assinou um contrato com a Asylum Records aos 13 anos. Ela se apresentou ao vivo pela primeira vez com “onze, ou talvez doze” em um microfone aberto. Ela lançou seu EP de estreia, Head Space, em 2012. Mahalia foi posteriormente apresentada a Ed Sheeran, para quem ela passou a fazer shows de abertura.
Em 2019, Mahalia foi destaque na Brit List da BBC Radio. Seu álbum Love and Compromise foi lançado no mercado como seu álbum de estreia. O conceito do álbum foi influenciado por uma entrevista com Eartha Kitt, que a mãe de Mahalia lhe mostrou quando ela era criança.
Mahalia ganhou o prêmio de Melhor Artista Feminino e Melhor Artista de R&B/Soul no MOBO Awards 2020.
Em 2021, ela lançou “Jealous”, uma colaboração com a rapper americana Rico Nasty. Ela foi indicada para seu primeiro Grammy de Melhor Performance de R&B no Grammy Awards de 2021. Mahalia foi incluída na lista da Forbes “Under 30” de 2021.