Formada em East Bay, Califórnia, em 1987 e ainda ativa até hoje, o Green Day é uma das maiores bandas de punk rock do mundo. Junto com outras bandas punk da Califórnia, como The Offspring, Sublime, Bad Religion e Rancid, o grupo é creditado por popularizar e reviver o interesse do mainstream pelo punk rock nos Estados Unidos nos anos 90.
Começando em 1986 com o nome Sweet Children, os amigos de longa data Billie Joe Armstrong (guitarra e vocal principal) e Mike Dirnt (baixo) se juntaram a John Kiffmeyer para produzir seu EP de estreia 1,000 Hours. Eventualmente, eles abandonaram o nome Sweet Children e passaram a se chamar Green Day, devido ao gosto dos integrantes pela cannabis (que inclusive inspirou uma música presente no primeiro álbum). Para o segundo álbum de estúdio, Kerplunk, eles substituíram Kiffmeyer pelo baterista Tré Cool, nascido na Alemanha, que tocava desde os 12 anos em uma banda punk chamada The Lookouts.
Foi o álbum Dookie, lançado em 1994, que levou a banda ao estrelato e garantiu sucesso no mainstream. Dookie, assim como os álbuns seguintes Insomniac (1995) e Nimrod (1997), recebeu certificação de disco duplo de platina. Com o tempo, no entanto, a popularidade da banda começou a cair, especialmente com o álbum Warning, de 2000, que alcançou apenas o disco de ouro.
Em 2004, uma banda que muitos achavam estar morta e esquecida lançou um dos álbuns de punk rock mais influentes da década: American Idiot. O disco venceu o Grammy de 2005 na categoria Melhor Álbum de Rock. A banda também ganhou sete dos oito prêmios para os quais foi indicada. Para completar, em 2009, o álbum seguinte, 21st Century Breakdown, também alcançou disco duplo de platina, enquanto a banda preparava um espetáculo na Broadway contando a história de American Idiot.
Uma trilogia de álbuns chamada ¡Uno!, ¡Dos! e ¡Tré! foi lançada em 2012, mas não teve o sucesso comercial esperado. Para tentar recuperar o prestígio que haviam conquistado ao longo dos anos, a banda decidiu fazer uma pausa. Eles esperaram até 2016 para lançar o álbum Revolution Radio, considerado um retorno à boa forma.
Em 2015, o Green Day foi incluído no Rock & Roll Hall of Fame.
Para o que seria seu último álbum com a Warner e a Reprise, a banda lançou Father of All… em 2020, seu disco mais curto, com apenas 26 minutos distribuídos em 10 faixas. O álbum foi promovido com uma grande turnê em estádios ao lado das bandas Weezer e Fall Out Boy. Em 2023, o grupo anunciou Saviors, marcando o retorno do produtor Rob Cavallo, com lançamento em janeiro de 2024.
A formação atual conta com Billie Joe Armstrong (guitarra e vocal), Tré Cool (bateria) e Mike Dirnt (baixo), uma formação que se mantém desde 1990. A banda ao vivo também inclui o guitarrista Jason White desde 1999 (que chegou a ser promovido a membro oficial durante a trilogia ¡Uno!, ¡Dos!, ¡Tré! em 2012, mas voltou a ser músico de apoio em 2016), o tecladista/saxofonista Jason Freese desde 2004, e o guitarrista Jeff Matika desde 2009.